Home

Links

Links recomendados:
MPPU Internacional
Movimento Politico Per L'unitá
MPPU Alemanha
Forum Politik und Geschwisterlichkeit
MPPU Argentina
Movimiento Políticos por la Unidad
EdC
Economia de Comunhão
Instituto Sophia
Instituto Universitário Sophia
Focolares
Movimento dos Focolares Brasil
Chiara Lubich
Centro Chiara Lubich
Igino Giordani
Centro Igino Giordani
Cidade Nova
Editora Cidade Nova
RUEF
Rede Universitária para o estudo da Fraternidade
Fraternidade
Olhar Fraternidade

Editora Cidade Nova

Usuários online

Nós temos 7 visitantes online

RSS

MPPU Brasil
MPPU Brasil
Encontro da Comissão do Movimento Político pela Unidade em Brasília PDF Imprimir E-mail
Qui, 27 de Junho de 2019 18:13

Encontro da Comissão do Movimento Político pela Unidade em Brasília

 

Um momento de revisão para validar os novos objetivos do MPpU Brasil e também de diálogo com a Civitas, o Centro Nacional do Movimento dos Focolares, CNBB e políticos no Congresso Nacional.

 

Membros da Comissão do MPpU Brasil: Flavio Dall Pozzo (RS), Sérgio Previdi (SP), Lourdes Previdi (SP), Elaine Oliveira (SP), Laura Manchein (SC), Rodrigo Paiva (PB), Juliana (SP), Marconi Aurélio e Silva (PE), Tiago Risco (AL), Moacir Gomes de Farias (RJ), Maria Dos Anjosy (DF), Cida Peres (DF), Marinez Pretto - Cate - (RS), Eliseu Souza (AM), Suely Ribeiro do Prado (AM), Isabela Reis (RJ), Celia Calls (DF) e do Centro Nacional do Movimento dos Focolares Juliana, Ana Fátima e Pavi

 

Durante os dias 30 de Março a 2 de Abril, a capital do Brasil recebeu a comissão nacional do Movimento Político pela Unidade no Brasil. O encontro, de revisão e planejamento do ano, contou com a presença de integrantes do sul ao norte do país, além de integrantes da Fundação Civitas. A programação saiu das salas para ir ao encontro da CNBB, na reunião com o Secretário Geral Leonardo Steiner, e no último dia, ao encontro com diversos políticos no Congresso Nacional.

Seguindo as pistas deixadas pela reflexão e ancorados na alma política de cada um, seguiu-se um exercício compartilhado sobre o contexto político nacional, colocando em evidência os nossos desafios, limitações e possibilidades de compreensão e ações enraizadas no princípio fraterno.

Na sequência do programa, foi realizado o momento avaliação das atividades. A partir de um relatório apresentado por um integrante de cada equipe da comissão, se discutiu sobre o desempenho e a operacionalização dos objetivos propostos para cada grupo de trabalho no encontro de Novembro passado, na Mariápolis Ginetta - Vargem Grande - SP. Os principais pontos de cada GT foram:

Sustentabilidade Técnica

  • A formação de uma rede conectada local e nacional, com um cadastro e coleta de experiências para “divulgar a Fraternidade na Política”. Fortalecimento de laços através de experiências compartilhadas.

Sustentabilidade Sociopolítico e institucional

  • Continuidade dos encontros de reflexão dentro das instituições e reformulação dos formatos. Sustentação e continuação do diálogo já existente entre os representantes políticos e movimentos sociais. Prospectar e formar parcerias.
  • Estruturação do trabalho do MPpU local e nacional para medir impactos no meio político (resultados das ações).
  • Acompanhamento e incentivo à ações e reflexões sobre a CF 2019, Políticas Públicas e Fraternidade.
  • Criar/oportunizar/apoiar espaços de diálogo públicos ou internos sobre temas atuais (Reforma da Previdência, Reforma Tributária, Políticas Públicas Fraternas, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Desigualdade Social...

Comunicação

  • Definição de agenda e prazos, focando na coleta e divulgação das experiências que já acontecem.
  • Reformulação do site e publicações linkadas facebook-instagram-site

Sustentabilidade Financeira

  • Organização de um grupo de pessoas especialistas que possam organizar um projeto para captação de recursos. Para projetos e necessidades menores podemos nos utilizar de campanhas de crowdfunding.
  • Preparação para ação de arrecadação de contribuição anual.

No segundo dia, recebemos Juliana, Ana Fátima e Pavi do Centro Nacional da Obra. O discurso de Chiara Lubich realizado em Turim, em 2002 “O Movimento Político pela Unidade traz uma nova cultura política, muda o método” iniciou o programa. Refletindo sobre os desafios de ser e construir novos sujeitos políticos: O Político da Unidade. Esta é uma revolução que o MPpU pode viver e doar à sociedade através das relações fraternas e do entendimento da política como o "Amor dos amores" - o bem comum.

“A fraternidade! É tão importante, mas o quanto é colocada em prática? Dos três grandes princípios que, com a Revolução francesa, inauguraram a época política contemporânea, o mais desconhecido e menos praticado é justamente a fraternidade. Enquanto que, a liberdade e a igualdade tiveram um notável desenvolvimento doutrinal e encontraram aplicações parciais nas Constituições e nas leis de muitos Estados democráticos, a fraternidade, muitas vezes, não foi reconhecida na sua própria dignidade: como categoria política fundamental, sem a qual nem mesmo os outros princípios podem encontrar plena expressão. [     ] No Movimento Político pela Unidade, pelo contrário, a fraternidade está na base da sua doutrina política. [     ] O  Movimento Político pela Unidade traz, portanto, uma nova cultura política. Muda o método da política.”

Dando continuidade ao programa, Marconi falou sobre a Fundação Civitas, que compartilhou as experiências nas universidades, que tem nos seus eixos (pesquisa - ensino - extensão) um espaço muito rico para o seu desenvolvimento. Os cases de exemplo foram a Escola Civitas de João Pessoa e Caruaru.

As dificuldades compartilhadas também trouxeram algumas respostas como a necessidade de formar um corpo técnico para prospectar recursos para os projetos e a sinergia com as outras organizações do Movimento dos Focolares.

Um trecho da reflexão “Entrega do Mandato aos Membros das Comissões do MPpU no Brasil - Mariápolis Ginetta, 25 de novembro de 2001 (apontamentos) Lucia Crepaz", deu o ritmo e profundidade inicial do encontro. A Missão do MPpU, se faz evidente: extrair o positivo de todos os políticos.

“O Movimento Político pela Unidade é um lugar de fraternidade, um lugar de relacionamentos, onde políticos, cidadãos, funcionários, podem se exprimir cada um na própria diversidade, porém composta na unidade. Isso é o que nos espera!”

 

 

Nos dias seguintes, a programação foi em saída: ir ao encontro de outros protagonistas da política.

 

Na segunda-feira, dia 01 de Abril, ocorreu um momento com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o encontro com o Secretário Geral Leonardo Steiner. Uma oportunidade para compartilhar o trabalho intenso de diálogo que a CNBB leva adiante com as instituições e movimentos sociais. Durante a conversa fomos percebendo possíveis caminhos nos quais podemos nos inserir e/ou apoiar como estimular a imediata participação nos conselhos paritários, a inserção nos partidos políticos para ajudar a renová-los com a luz do Evangelho, promoção de formação de novas lideranças políticas e a união de forças para uma ampla reconciliação nacional.

 

 

A terça-feira contou com um encontro com os políticos Gustavo Fruet (PR), Maria do Rosario (RS), Francisco Rodrigues Vale Jr (Goiás), Zé Ricardo (Amazonas) e outros assessores no Congresso Nacional. Membros do MPpU apresentaram a raiz do movimento e o horizonte político fraterno que o direciona, apesar do momento difícil. A mudança necessária tem raízes na fraternidade universal: o respeito à diversidade política e cultural dos povos, que tem como consequência a gestação de um novo sujeito político:  o político da Unidade/Fraternidade.

 

 

A visita ao Congresso concluiu-se com a visita a Gustavo Fruit, Luiza Erundina, Tabata Amaral em seus respectivos gabinetes.

 

 

 

Destaque

  • 1
  • 2
  • 3

Chiara Lubich: a unidade e a política

Chiara Lubich: a unidade e a política

Em várias cidades do mundo, de 12 a 15 de março de 2015, acontecerão debates sobre o pensamento político da...

leia mais

Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”

Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”

Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”Política para a unidade fazendo a diferença no mundoSerá realizado em Curitiba (PR)...

leia mais

Fraternidade na política realizada na prática

Fraternidade na política realizada na prática

Em um rico intercâmbio de experiências, mais de 100 aderentes ao Movimento Político pela Unidade (MPPU) de todo o Brasil...

leia mais

MPPU 10 anos no Brasil

Login