Home
Pacto de Responsabilidade Cidadã na cidade de Maquiné (RS) PDF Imprimir E-mail

“Não gosto de política... partido politico pra mim não precisava existir!!!” Assim se manifestou um dos 35 participantes (justamente em um encontro sobre política!) do encontro realizado pelo Movimento Político pela Unidade, no dia 30 de junho, em Maquiné (RS), uma acolhedora cidade do litoral gaúcho.

Maquiné é a quarta cidade que recebe o encontro do MPPU que dialoga sobre o Pacto de Responsabilidade Cidadã. Um grupo interessado de pessoas da comunidade, de diversos partidos, dentre os quais vereadores, secretários municipais, pré-candidatos a prefeito e a vereador, e ainda alguns sem nenhuma referência partidária ou interesse na política, ofereceram um aprendizado político recíproco e intenso, suscitando grande esperança.

Após a apresentação do histórico e da proposta do MPPU e da leitura do Pacto teve início o desafiador e esperado momento de diálogo, de comunhão sobre as angústias e esperanças com que a política marca as experiências de vida de cada cidadão.

Um dos vereadores presentes, que tinha outro compromisso, não quis sair sem antes assinar o Pacto: “Quero assinar, pois é um compromisso que assumo comigo mesmo e com a sociedade”. Outra pessoa também devia sair por conta de uma cirurgia feita há poucos dias e precisava tomar o remédio, mas fez questão de estar presente no diálogo e assinar o pacto.

Durante a assinatura do pacto, entre conversas e alegrias, chamou atenção as lágrimas que corriam no rosto de uma senhora, que disse estar emocionada com esta proposta, que, para ela, era um sinal de alegria e esperança.

“A política vista assim abre portas e com responsabilidade temos sempre a possibilidade de melhorar nosso município”, disse um dos participantes, ilustrando o clima de esperança após o encontro.