Home

Links

Links recomendados:
MPPU Internacional
Movimento Politico Per L'unitá
MPPU Alemanha
Forum Politik und Geschwisterlichkeit
MPPU Argentina
Movimiento Políticos por la Unidad
EdC
Economia de Comunhão
Instituto Sophia
Instituto Universitário Sophia
Focolares
Movimento dos Focolares Brasil
Chiara Lubich
Centro Chiara Lubich
Igino Giordani
Centro Igino Giordani
Cidade Nova
Editora Cidade Nova
RUEF
Rede Universitária para o estudo da Fraternidade
Fraternidade
Olhar Fraternidade

Editora Cidade Nova

Usuários online

Nós temos 65 visitantes online

RSS

MPPU Brasil
MPPU Brasil
Fórum em Manaus: “Cidade: do pensar ao agir pelo bem comum” PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2015 17:50

O que você faz pela sua cidade? Um vídeo com imagens da cidade e com breves entrevistas sobre o empenho pessoal e comunitário introduziu os trabalhos do Fórum “Cidade: do pensar ao agir pelo bem comum”, realizado em Manaus (AM), no dia 24 de outubro, com a finalidade de promover uma reflexão sobre a contribuição de cada um para a melhoria da cidade.

Foi um dia bem oportuno pois Manaus estava comemorando nessa data seus 366 anos de história.

A programação contou com a participação de Sérgio Prévidi, Presidente Nacional do Movimento Político pela Unidade e de cinco organizações não-governamentais que desenvolvem ações em defesa dos interesse coletivos na comunidade. O Fórum reuniu 90 pessoas, dentre as quais agentes políticos e da sociedade civil.

Segundo um dos participantes, o Fórum desempenhou um papel de catalisador das forças do bem. E era isso que se deslumbrava a cada apresentação: pessoas que fazem a diferença àqueles que estão à margem da sociedade de terem esperança de melhoria.

O tema central sobre o pensar e agir político de Chiara Lubich auxiliou os participantes a compreender que é na busca de valores superiores que se encontrará a saída para tornar a política um serviço concreto em favor do bem comum.

O relato de experiência sobre a vida política, meio ambiente e combate à corrupção no cotidiano foi outro momento extremamente importante que suscitou entre os participantes muitas respostas para os problemas atuais.

Com toda essa programação diversificada e rica de (in)formações, construiu-se um pacto pela Cidade. Jovens e adultos atentos e participativos elencaram pontos que devem ser trabalhados com empenho para que no cotidiano se tenha atitudes concretas, seja individual, como em grupo, para tornar a cidade habitável, justa e fraterna.

“Ficou pra mim o questionamento do Fórum: O que eu faço pela minha cidade? Vejo tantas pessoas reclamando das queimadas, trânsito, calor... mas é necessário dar o 1º passo para fazermos algo em prol da mudança”, declarou um participante.

“Antes de qualquer coisa, foi um momento de felicidade. Vimos ali gente que trabalha pelo bem comum sem estardalhaço, que faz mesmo no silêncio. Vi também que o bem faz vir em evidência outras formas também de fazer o bem, que não se restringem a um grupo, mas estão presente em toda parte onde se encontram pessoas de boa vontade”, disse um outro.

“Tivemos um momento sem igual, no qual compartilhamos com tantos outros as nossas experiências por um mundo melhor”, afirmou outro. “Se cada um de nós fizer um pouco, faremos uma grande mudança pela nossa cidade”, concluiu um participante do Fórum.

 

Destaque

  • 1
  • 2
  • 3

Chiara Lubich: a unidade e a política

Chiara Lubich: a unidade e a política

Em várias cidades do mundo, de 12 a 15 de março de 2015, acontecerão debates sobre o pensamento político da...

leia mais

Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”

Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”

Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”Política para a unidade fazendo a diferença no mundoSerá realizado em Curitiba (PR)...

leia mais

Fraternidade na política realizada na prática

Fraternidade na política realizada na prática

Em um rico intercâmbio de experiências, mais de 100 aderentes ao Movimento Político pela Unidade (MPPU) de todo o Brasil...

leia mais

MPPU 10 anos no Brasil

Login