Home
“Política: eu me importo e participo!" PDF Imprimir E-mail

Política: eu me importo e participo!" é um projeto de extensão que o Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP/UEA lançou em parceria com o Movimento Político Pela Unidade – MPPU, com a Diocese de Parintins e o Tribunal Regional Eleitoral – Cartório da 4ª Zona Eleitoral.

 

O objetivo do projeto é criar um fórum permanente de discussões acerca da política no cotidiano da comunidade que possibilite as ações de cidadania em Parintins (AM), cidade situada entre duas grandes capitais da região norte, Belém e Manaus. Está localizada à margem direita do Rio Amazonas em uma área de 7.069 km², entre os Rio Madeira e o Paraná do Ramos e possui uma população de 110.000 habitantes.

O lançamento do Projeto “Política: eu me importo e participo!" ocorreu no dia 26 de outubro de 2015, no auditório do CESP/UEA com o seminário "A Fraternidade como categoria política", tema desenvolvido por Sérgio Previdi, presidente nacional do Movimento Político Pela Unidade – MPPU. Pela manhã o seminário foi direcionado aos estudantes e contou com a presença de 114 pessoas. “Em certos momentos durante as pausas que o palestrante fez foi possível ouvir o barulho dos aparelhos de ar condicionado do auditório, tamanha era a concentração em cada palavra”, disse um dos estudantes, sensação confirmada por outra estudante, que afirmou: “Nunca tinha visto meus colegas tão concentrados e sem manusear seus celulares. Foi impressionante”. Uma das falas no corredor após a palestra foi: “Gostei demais da palestra e, olha que eu não suporto política. Eu entendi tudo o que ele falou”.

À noite o seminário foi para políticos de mandatos, diretórios de partidos políticos, associações, sindicatos e comunidade em geral, contando novamente com a participação de estudantes. Participaram desse momento 149 pessoas, dentre as quais três vereadores, assessores da Câmara Legislativa Municipal, pelo menos dois candidatos a prefeito, profissionais liberais, membros de associações, sindicatos, religiosos e a imprensa, que fez uma ampla cobertura do evento. Uma presença que chamou a atenção foi a do bispo da Diocese, dom Giuliano Frigeni que participou nos dois horários.

O seminário da noite foi transmitido ao vivo pela Rádio Alvorada de Parintins, com grande alcance. A palestra em todos os momentos foi completada com perguntas feitas pelos participantes, seja escrita ou mesmo no microfone, o que possibilitou um maior aprofundamento das questões, permitindo suscitar a necessidade de se ver a fraternidade como categoria política, urgente e necessária em que cada pessoa é responsável pelo fazer político.

Concretização do projeto

O projeto apresentado no seminário está previsto para ser realizado em quatro etapas complementares. A primeira iniciou com o seminário, a inscrição efetiva dos estudantes que participarão nos estudos sobre a política e sua influência na vida cotidiana das pessoas. No segundo momento serão realizadas atividades nos bairros de Parintins através de visita aos moradores e realização de atos públicos para conscientizá-los da importância da política em suas vidas e do voto limpo para as eleições. Na terceira etapa do projeto, professores e estudantes atuarão no processo eleitoral como fiscais da eleição municipal, tendo o apoio e treinamento do TRE- AM através do Cartório Eleitoral da 4ª Zona Eleitoral. A última etapa do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2017 e terá como objetivo levantar dados para a organização do “Observatório da Política Municipal em Parintins”, um instrumento para acompanhar as políticas públicas no município de forma contínua.

A presença do Sérgio Previdi em Parintins foi marcada pela visita feita a vários espaços importantes, dentre os quais a Câmara Municipal de Vereadores e estúdio de rádios e TV, onde, além de falar sobre o projeto, promoveu a proposta política embasada na fraternidade. Após a sua viagem continua a repercussão da palestra no município de Parintins vista a temática inovadora que foi apresentada.